Em Cantos Maria
As obras da série “Em Cantos Maria” resultam de experimentações que mesclam recortes e sobreposições de imagens digitais. O discurso visual se constitui a partir da relação onde fragmentos sobrepostos se misturam, criando novos significantes e possibilidades.
São composições que tem como fio condutor reflexões sobre a figura feminina dentro do conceito de Biografema, termo que surge com Roland Barthes e diz da possibilidade de uma vida com espaços vazios, onde não há palavras e na qual o fluxo de imagens irrompe outros significantes. Se diz um conceito construtor da imagem fragmentária do sujeito, impossível de ser capturado em sua totalidade. Isso que seria a vida, onde se cria e recria o tempo todo.
O processo criativo se apropria de um conceito original da escrita na visualidade e aposta na possibilidade de novas abordagens surgirem em relação à vida das muitas “Marias” - acuadas e invisíveis - e os desafios diante da violência.
Maria é nome bíblico que significa mulher que ocupa o primeiro lugar, o que contrasta com a violência e desvalorização do feminino ainda presentes na sociedade.
As obras provocativas apostam no causar incômodo, instigar reflexões no observador fazendo-o se distanciar da forma banal e mecânica como apreende o feminino na cultura.
Ano: 2017Técnica: Digital - Pintura, recortes e sobreposições de fotografias/imagens digitais Impressão fineart em papel Cason140g/m2
Dimensões: 42x30cm - Emoldurado 55x45cm
Série: Em Cantos Maria
Artista: Vanessa CTReis