O QUE NÃO SE PERCEBE: Um novo olhar sobre o Theatro Capitólio
Com a exposição de fotografias intitulada O QUE NÃO SE PERCEBE: Um novo olhar sobre o Theatro Capitólio, acompanhando a reabertura do teatro, fechado por seis anos para obras de manutenção, reparos e recuperação, o foyer reabre seu espaço destinado a mostras e exposições de arte. As responsáveis pela exibição quiseram aproveitar o momento de reabertura do quase centenário edifício para convocar o visitante a derramar outro olhar sobre as habituais imagens do teatro: detalhes, elementos arquitetônicos, diferentes materiais, cores, texturas, nuances, jogos de luz e sombra. Buscando um olhar inquiridor, que vá além da visão cotidiana e quase mecânica que capta o edifício como um todo, a mostra busca realçar detalhes que acabam passando despercebidos no nosso cotidiano e, dessa forma, trazer à luz detalhes ocultos pelo olhar apressado. Assim sendo, através de um olhar artístico, as fotografias expostas contemplam e buscam realçar o que não se percebe: os trabalhadores, a luz sobre determinado objeto, a curva, o tempo, enfim, a importância de cada detalhe na conformação do todo. Além disso, uma cronologia dessa intervenção, ilustrada com fotos do acervo da Fundação Cultural, esclarece o visitante sobre as diversas fases desta obra.
Como diz o postal referente à mostra, a exposição convida o visitante a fazer ‘uma pausa para olhar e ver o que não se percebe: um brinde ao quase centenário Theatro Capitólio, teatro de todos nós - idealizadores, construtores, pedreiros, pintores, marceneiros, serralheiros, eletricistas, encanadores, arquitetos, engenheiros, técnicos, gestores, usuários, artistas e curiosos - todos, cada um a seu turno, autores de belas páginas, escritas ao longo de quase 85 anos.’
EXPOSIÇÃO: O QUE NÃO SE PERCEBE: Um novo olhar sobre o Theatro Capitólio
Fotografia autoral
Anita Di Marco, arquiteta FAU-USP (1976), Especialista em Preservação do Patrimônio Cultural pelo International Center for the Preservation and Restoration of Cultural Property – ICCROM, Roma (1982).
Vanessa CTReis, artista visual e fotógrafa, Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação (2010) e Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (2008).
Ano: 2011
Técnica: Digital: Fotografia
Revelação fotográfica C-Print
Dimensões: 30x20 cm | 20x30 cm